QUEM QUER SER HERÓI?

10/17/2017

 

 

 

 

Já sonhou, imaginou ou planejou realizar grandes projetos, marcar a vida de alguém ou até mesmo deixar seu nome registrado na história!? Parece haver uma pressão constante para alcançar, a todo custo, viver de forma mais intensa, produtiva e exemplar. Obviamente, não há nenhum contraponto nessa tendência! É natural e saudável desenvolver a existência da forma mais completa possível! 

 

Há, porém, uma sorrateira, maliciosa e quase imperceptível tentação nesse movimento que se mistura com as motivações mais sinceras, transformando-as nas mais perversas obras produzidas pela mente humana: o Heroísmo. Isso mesmo, a necessidade frenética de viver a vida fazendo dela um modelo para os demais! 

 

Claro que o heroísmo autêntico existe, fruto de heróis verdadeiramente consistentes! O fato abordado se refere a necessidade criada de se auto proclamar como tal, demonstrar-se e fazer de si mesmo ou da experiência vivida, um modelo a ser seguido! Sorrateiramente essa ideia aprofunda-se de tal forma que, inconscientemente, faz do ser humano mais simples e batalhador, o mais severo, implacável e amedrontador em todas as suas relações com a Vida! As vitórias passam a ser vitrines estonteantes e as derrotas, baú de segredos guardados a sete chaves. 

 

Tal herói é resultado da fuga de si mesmo! Fuga de ser quem realmente é, com suas experiências vividas e expectativas do que ainda enfrentará! 

Heróis assim, produzem milhares de fãs que, por também fugirem da Vida, projetam neles suas fantasias existenciais perfeitas, indolores e prazeirosas. 

Heróis assim, restrigem o maior valor do ser Humano: sua Liberdade! Liberdade de construir o Ser sem a mínima restrição da inclusão das dores, lágrimas, derrotas, erros, fracassos, acertos, sucessos, vitórias, sorrisos, curas! 

 

Heróis assim, se alimentam e oferecem alimentos pautados nas fantasias, nas promessas, no sensacionalismo cada vez mais mirabolantes e utópicos! 

Heróis assim, controlam o conhecimento, a experiência, a vivência que são elementos fundamentais da criação do ser em todas as suas esferas! 

Portanto, não é mera coincidência que os heróis apresentados comumente têm uma origem extraterrestre, um poder alcançado numa experiência não humana ou um “poder/habilidade” descomunal, exclusivamente dele, que ninguém jamais terá. 

 

Por isso eu gosto da Bíblia! Nela, NENHUM personagem (isso mesmo, nenhum) é descrito com a intenção de ser posto como herói! Pelo contrário, todos eles são descritos como humanos, simples humanos! O único que teria condições de ser posto como tal, fez o desfavor heróico de dizer: “as obras que fiz, vocês podem fazer ainda maiores...”, ou seja, um herói, jamais diria isso!!! Os relatos são de pessoas que venceram, sim! Conquistaram, sim! Tornaram-se exemplo, sim! MAS, são chamados de Testemunhas ou Veteranos!!! Isso mesmo, meras testemunhas! Isso é fantástico!

 

Testemunha/Veterano é quem, a seu tempo, segundo sua realidade, com as suas habilidades, da forma que lhe aprouve, com o conhecimento possível, fez que precisou ser feito! Testemunha serve de um referencial de esforço, dedicação, intensidade e vontade! NUNCA como modelo! Modelo se imita apenas comportamentalmente, Testemunha se observa, aprende com! 

 

Quer ser um herói? Seja um desbravador de si mesmo! Se conheça, se aceite, saiba quem você realmente é! Quais suas virtudes e defeitos!

Quer ser um herói? Seja um administrador de si mesmo! Vença você mesmo, se perdoe, evolua, aprenda, desenvolva!

Quer ser um herói? Se inspire em gente de verdade! Creia intensamente, levante-se quantas vezes forem necessárias, vença o seu dia, antes de querer vencer o ano inteiro! Sendo assim, será um herói de si e para si mesmo! Nome na história, reconhecimento, exemplo a ser seguido? Isso quem se encarrega é a história, não é papel nosso querê-lo! 

 

“Percebem o que isso significa — todos esses pioneiros iluminando o caminho, todos esses veteranos nos encorajando? Significa que o melhor a fazer é continuar. Livres dos acessórios inúteis, comecem a correr — e nunca desistam! Nada de gordura espiritual extra, nada de pecados parasitas.” Hebreus 12:1

 

Fuja do Herói,
Não caia na armadilha do Heroísmo,
Seja Você mesmo(a), vencendo dia a dia seus pessoais desafios

 

 

 

 

Mayron Pereira

37 anos , Teólogo de formação, graduando em Psicologia, pastor por vocação, apaixonado pelo ser humano e suas características. Casado com Luciana Pereira, pai da Luiza e Rafaela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

November 26, 2018

Please reload

POSTS RECENTES