PARE DE SE COMPARAR!

6/12/2018

 

 

 

 

Um dos livros que mais gosto de ler com minha filha de 4 anos chama Monique Click Click, é a história de uma menina que se encontra com o Rei e Ele a diz o quanto ela é preciosa e o quanto a ama, ao mesmo tempo ela conhece uma amiga imaginária chamada “Mana” que a convence de que ela não é tudo isso o que o Rei diz. Monique ao longo da história vive entre altos e baixos até que aceita o amor total do Rei, que escreve uma linda carta que vou colocar aqui no final desse texto pra você.

 

Quando leio esse livro percebo como nosso relacionamento com Deus se parece com o Monique, entre altos e baixos que no fundo se revelam em uma falta de identidade que precisamos ter nEle e que resulta principalmente na forma como nos relacionamos com as outras pessoas.

Responda essa pergunta: Qual a diferença que o evangelho faz em seus relacionamentos?

A forma como nos relacionamos com os outros revela profundamente quem somos, no livro de Gálatas, Paulo ressalta que o evangelho não é uma ideia ou um sentimento, mas tem implicações reais, veja:

 

“Já que a vida do Espírito é o tipo de vida que escolhemos, convém lembrar que isso não é apenas uma ideia ou um sentimento no coração. Suas implicações devem ser realidade em cada área da nossa vida. Isso significa que não devemos ficar fazendo comparações, como se um fosse um melhor que o outro. Temos coisa mais importante a fazer na vida. Ninguém é melhor do que ninguém. Cada pessoa tem valor singular e inestimável.” Gálatas 5:25-26 (Versão A Mensagem)

 

Se escolhemos a vida do Espírito, precisamos andar nele e uma das advertências desse texto é NÃO SE COMPAREM. Em outras versões diz: “Não sejam orgulhosos, provocando uns aos outros e tendo inveja um dos outros (v.26)”. Quando Paulo fala de orgulhosos usa a palavra no grego kenodoxoi que significa literalmente vangloriosos ou vazios de si. Isso quer dizer que ser orgulhoso na verdade é ter uma insegurança profunda ou uma percepção de ausência de honra e glória, levando à necessidade de provar nosso valor para nós mesmos e para as demais pessoas. E é impressionante como a gente faz isso o tempo todo!

 

Como funciona a comparação e por que ela é tão nociva?

Nesse versículo Paulo ressalta as duas formas de orgulho, a primeira dela é “provocar uns aos outros”. Quando parecemos melhor do que alguém em algum aspecto nosso orgulho se infla e faz com que nos sintamos ótimos, agora temos a necessidade de provar e manter esse status para nós mesmos e para as demais pessoas e pra isso precisamos de alguém do outro lado da gangorra para nos manter “no alto” não é? Aqui nós temos exemplos clássicos de bullying, por que é tão importante evidenciar que uma pessoa é feia, gorda ou qualquer outra coisa? Quanto mais você “diminui” aquela pessoa mais você se sente superior a ela. Na verdade, você não se importa em como ela se sente apenas como você se sente e isso, não é o Evangelho.

 

Por outro lado, quando parecemos inferiores a alguém sentimo-nos e inseguros, com uma percepção dessa ausência de honra e para supri-la podemos nos tornar muito competitivos e como Paulo diz: “ter inveja uns dos outros”.

 

COM-PE-TI-TI-VOS! Eu já achei que ser competitivo era algo muito bom, mas olhando profundamente pra esse texto percebo o quanto a competitividade revela nosso caráter, você já perdeu uma partida pra alguém “pior” do que você e se sentiu injustiçado? Desolado? Claro! O sentimento é devastador, seu coração implora pela honra que você não teve naquele momento. Existem pessoas que ainda que percam não aceitam perder, conhece? A culpa foi do tempo, do controle, do juiz, ou uma falha do jogo mas nunca a culpa foi dele mesmo ou mais longe do que isso, mérito do adversário.

 

Na real, ganhar é ser melhor do que alguém. Por que nós brasileiros ficamos tão animados com a Copa do Mundo? É a nossa chance! Nossa chance de provar para o mundo que somos melhores do que eles (pelo menos em alguma coisa) talvez nosso país esteja passando por tantas crises e com dificuldades na saúde e educação mas se ganharmos a copa, ahhhh seremos os melhores...ajoelhem-se perante os reis do futebol!

 

Por outro lado, a inferioridade é destruidora. Não são poucas as pessoas que sofrem com isso o tempo inteiro, sempre olhando ao redor e considerando os outros melhores, mais bonitos, mais inteligentes e mais, mais e mais...Amo a frase de C.S Lewis que diz: “A verdadeira humildade não é pensar menos de si mesmo, mas pensar menos em si mesmo.”

 

Paulo está dizendo que tanto a superioridade quanto a inferioridade são uma forma de orgulho.  Em ambos os casos, você concentra todas as suas forças em como o outro faz com que você se sinta ou pareça, em vez de em como você faz com que o outro se pareça ou sinta.

 

Então, de que maneira o evangelho afeta o modo como você se vê em relação àqueles que o cercam? Esse é o final da história da Monique Click Click, não é o que a “Mana” diz que ela é que importa, não é o que ela mesmo pensa de si que importa mas sim o que o Rei diz que ela é, e na sua carta Ele lhe dá uma “Real Identidade sem prazo de validade” dizendo: Você é:

 

  • AMADA (Jeremias 31:3)

  • COMPRADA (1 Coríntios 6:20)

  • RESGATADA (COLOSSENSES 1:13-14)

  • ADOTADA (Romanos 8:14-15)

  • PERDOADA (Colossenses 2:13-15)

  • RESTAURADA (Jeremias 33:6)

  • AGRACIADA (Efésios 2:5-6)

  • SELADA (2 Coríntios 1:21)

  • TRANSFORMADA (2 Coríntios 3:18)

  • ILUMINADA (2 Coríntios 4:6)

  • ENSINADA (1 João 2:7)

  • ABENÇOADA (Efésios 1:3)

  • CURADA (1 Pedro 2:24)

  • GUARDADA (Salmos 17:8-9)

  • ENCORAJADA (2 Timóteo 1:7)

  • ENFEITADA (Salmos 45:13-15)

  • PERFUMADA (2 Coríntios 2:15)

  • VALORIZADA (Isaías 43:4)

  • COROADA (Isaías 62:3)

  • HONRADA (Sofonias 3:20)

 

 

Precisamos ver as pessoas como Jesus vê, elas não são superiores ou inferiores a você. Somos todos filhos do Rei com a mesma identidade, não importa as suas habilidades apenas quem você é de verdade.

 

 

 

 

 

Raquel Chaves Guerreiro 

 

casada com Julio e mãe de duas princesas: Lara e Liz. Apaixonada pela Missio Dei e comprometida em proclamar as boas novas a os jovens e adolescentes. Curto futbol, filme, séries e videogame.

 

 

 

 

Please reload

November 26, 2018

Please reload

POSTS RECENTES