Superação

Levar o evangelho de forma relacional, buscando vínculos e transmitindo princípios da vida e da palavra de Deus. Buscamos suprir as necessidades sociais que estiverem ao alcance da MPC e levar o evangelho da salvação aos menores infratores do Distrito Federal.
Quem Somos
Atendemos as unidades de internação para menores infratores. O projeto busca ajudar os jovens que estão sob medida sócio educativa e inseridos em um contexto em que são agentes e vítimas da violência a superar uma realidade cruel e
sombria do “mundo do crime”. Entendemos que ao conhecerem o Evangelho e o poder de Deus, eles serão capazes de SUPERAR esta realidade. Atualmente o Superação atua na UIPP (CAJE) e UNIERE (CIAGO)
Como Funciona
-
Realizamos visitas semanais aos centros de internações para menores infratores;
-
Estimulamos o voluntariado para a execução do projeto;
-
Realizamos intervenções sociais (atos de justiça), como: oficinas, visitas especiais, visitas às famílias (Trio de Anjos, em parceria com a VIJ) e mobilizações sociais.

3 Pilares do Superação
UIPP (CAJE)
A UIPP (Unidade de internação do Plano Piloto) o antigo CAJE é uma Unidade de Internação onde são tomadas medidas sócio educativas para menores infratores. Ao contrário do que muitos pensam, o CAJE não é um presídio, apesar de apresentar uma estrutura física similar. As medidas aplicadas podem chegar até 3 anos.
Infra-estrutura da UIPP
O CAJE tem capacidade para 160 jovens divididos em 10 módulos (com capacidade média de 25 jovens). Atualmente o CAJE tem operado com superlotação. Nessa Unidade, os jovens e adolescentes recebem aulas de alfabetização e conclusão do ensino regular, além de recebem suporte nas áreas de:
-
Atendimento médico e jurídico (ocorre conforme a demanda);
-
Atendimento técnico (turno oposto ao da escola);
-
Educação Física (3 vezes por semana para cada módulo);
-
Visitas dos familiares e externas; e
-
Oficinas profissionalizantes e de apoio (ocorre no turno oposto da escola).
O UNIRE antigo CIAGO não é muito diferente da UIPP. A Unidade tem capacidade para 150 internos divididos também em 10 módulos, sendo um módulo feminino. Essa Unidade também atua com superlotação. Sua infra-estrutura difere da UIPP pelo espaço maior e mais arborizado, quebrando assim aquele “clima de presídio”. As oficinas no UNIRE também são um diferencial dessa Unidade, pois atualmente, todas estão em funcionamento